sábado, 28 de dezembro de 2019

Sobre o Kruger Park

No Krugerpark vamos ficar em dois camps. O primeiro vai ser o Lower Sabie na parte sul do parque e o segundo o Olifants, que fica no meio desse imenso Parque Nacional.


Parque Nacional Kruger

O Parque Nacional Kruger é a maior área protegida de fauna da África do Sul e tem cerca de 20 000 km2. Está localizado no nordeste do país, nas províncias de Mpumalanga e Limpopo. Tem uma extensão de cerca de 350 km de norte a sul e 60 km de leste a oeste.

Há um longo histórico de ocupação humana em Kruger, desde o início da Idade da Pedra até o final da Idade do Ferro. Os primeiros ancestrais da humanidade viveram e caçaram no que é hoje o Parque Kruger. 

No sul entre a escarpa de Drakensberg e a fronteira moçambicana há vestígios de ocupações de humanos há pelo menos um milhão de anos. Isso inclui o tempo entre o Homo erectus, uma espécie primitiva do Homo sapiens e os seres humanos modernos - Homo sapiens sapiens.

A evolução do cérebro humano pode ser constatada pelos achados arqueológicos do Parque, mostrando a transição dos kits de ferramentas de pedra mais rústicas para as ferramentas mais refinadas e estéticas da Idade da Pedra. Arte rupestre e gravuras rupestres também podem ser encontradas no Kruger.

Mais recentemente, o norte de Kruger foi crucial para a rede comercial pré-colonial subcontinental, conhecida como a cultura Thulamela. Embora Thulamela em si seja um local que se desenvolveu entre os séculos XIII e o XVII, há evidências de Mapungubwe, que fica mais adiante no vale do Limpopo, tenha tido atividades de comércio que começaram por volta de 900 dC.

Navios árabes, indianos e possivelmente até chineses atracaram na costa moçambicana para trocar mercadorias do interior da África Austral. Estes incluíam peles de animais, produtos de marfim, ouro e cobre , originários da África do Sul, Botsuana e Zimbábue e depois canalizados pelo rio Limpopo para o Oceano Índico. Em Thulamela, contas de vidro indianas e porcelana chinesa foram encontradas entre os artefatos de cobre, ouro e ferro fabricados localmente. 


Os animais do Kruger

As informações do Kruger Park Map em Janeiro de 2020 era de que havia 152 mil impalas, mais de 37000 búfalos, 28000 zebras, quase 14000 elefantes, menos de 2000 leões e 1000 leopardos no parque, como mostra o quadro abaixo. O número de rinocerontes não está sendo divulgado para não dar informações para os caçadores.



Evolução humana na África

A África é o berço da humanidade. Todos os eventos críticos em nossa evolução física ocorreram neste continente antes de nossos ancestrais habitarem o resto do mundo. A evolução geralmente é impulsionada por mudanças no ambiente físico. Nesse caso, mudanças climáticas de longo alcance entre cinco e sete milhões de anos atrás resultaram na destruição das grandes florestas africanas e na rápida expansão da savana. 

A maior parte dos cientistas acredita que isso levou a uma divisão na linhagem dos primatas e no surgimento dos macacos. Entre eles estavam os australopithecinos, que se adaptaram às florestas mistas emergentes andando sobre duas pernas e utilizando novas fontes de alimento. Das muitas espécies australopithecinas que existiam entre três e seis milhões de anos atrás, uma evoluiu para o gênero Homo, entre dois e três milhões de anos atrás. 

É geralmente aceito que, depois de dois milhões de anos atrás, uma série de migrações externas viu o Homo erectus povoar o resto do mundo. Desde então, tem havido várias espécies de Homo, levando à aparição há cerca de 200.000 anos do Homo sapiens sapiens, a espécie que hoje abrange todas as pessoas na Terra. Há fortes evidências de que o Homo sapiens sapiens evoluiu primeiro na África.


Lower Sabie Rest Camp

O Lower Sabie Rest Camp, no Kruger Park, fica às margens do rio Sabie, que atrai uma grande variedade de animais durante todo o ano. Na região é possível avistar leões, guepardos, elefantes, hipopótamos, rinocerontes, rebanhos de búfalos, com até 800 animais, e muitas aves.

As árvores da região são a figueira do sicômoro, a Marula, Natal Mahogany e Fever Tree, que florescem em diferentes épocas do ano. 

O Lower Sabie Rest Camp tem energia elétrica, serviço rodoviário de emergência, assistência básica de primeiros socorros, posto de combustível (venda de gasolina e diesel), restaurante licenciado, cafeteria, lavanderia, loja abastecida para venda de mantimentos, vinho, cerveja e outras bebidas, além de uma seleção de roupas, livros e curiosidades, e instalações para piquenique para os visitantes do dia.

Mais informações em: 


Olifants Rest Camp

O Olifants Rest Camp é um local com vista perfeita para observar a vida selvagem. O camp está situado no topo de uma colina sobre o rio Olifants, e está situado em uma zona de transição com dois tipos distintos de vegetação. No norte, com as árvores baixas de Mopane podemos ver zebra, impala, kudu e elefantes.

Ao sul, as planícies são pontilhadas com búfalos, girafas e Kudu. Ao longo do rio Olifants, animais selvagens como leões, crocodilos e hipopótamos podem ser encontrados, assim como aves como corujas, cegonhas e águias.

De manhã ou à noite, os braais (churrascos) podem ser apreciados no calor de uma fogueira e a vida noturna do Kruger Park . 

'Olifants' é a palavra africâner para elefantes, comumente encontrada na área. 

Mais informações em:


                                      

Dentro do Kugger Park há ainda pontos especiais de observação.

Hippo Pools, Crocodile Bridge

O rio Crocodile marca a fronteira sul do parque e é um rio muito bonito onde é possível avistar, bem perto da água, muitos hipopótamos.

Para chegar: siga a H4-2 ao norte por 3 km e vire à esquerda na S27. Siga esta estrada de cascalho por 3 km e vire à esquerda para a Hippo Pools.

Coordenadas GPS: -25.185059, 31.860352
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h00-15h00 e sábado das 08h00-12h00.


Kruger Park Bush Walk

O safari a pé com um guia experiente é uma outra atividade possível de ser feita no Kruger Park. Os guias são experientes e acompanham o grupo armados.

The Kruger Tablets 

As Kruger tablets no caminho para Tshokwane comemoram Paul Kruger, Presidente da República Zuid-Afrikaanse fundador da Sabie Game Reserve em 1898, que mais tarde se tornou o Parque Nacional Kruger. 

Embora o Kruger possua vários locais onde os leões podem ser vistos, um dos melhores lugares para avistar os grandes felinos do parque é no topo dos Kruger Tablets. Os Leões gostam de descansar nas formações rochosas, sendo as Kruger Tablets - um local popular para esses animais. Os animais devem ser vistos de dentro do carro.