segunda-feira, 20 de setembro de 2021

França - Normandia

Estávamos vindo da Holanda e, como contei, a vida estava praticamente normal por lá! Nada de máscaras ou quarentena!

Viemos para a Paris no TGV e não tivemos nenhum problema para sair da Holanda, mas na entrada na França todos precisaram mostrar a carteira sanitária que comprava a vacinação. Como não tínhamos, mostramos a declaração de vacinação da pesquisa da Janssen, que estava em inglês e ninguém entendeu nada.

Na França para entrar em qualquer restaurante é necessário mostrar a carteira de vacinação. Quem não se vacinou por aqui, tem que comer em casa! Imagino que em outros locais públicos, ela também seja necessária.

Na maior parte das cidades, era necessário o uso de máscaras. Em outras, apenas em locais turísticos e em todos os estabelecimentos fechados.

Ficamos 4 noites na Normandia. Na Gard du Nord alugamos dois carros para viajarmos para a Normandia. No nosso carro estavam nossas malas e o piano, que o Tomas tinha comprado, e que ocupava todo o banco de trás. No outro o Tom, a Paris e o Teddy, que viajou com a gente para a França.

Da estação de trem viajamos para Rouen e chegamos a noite.

1o dia - Rouen - Veules les Roses - Château de Sissi - Étretat - Honfleur

Rouen

Começamos em Rouen, local onde a Joana D'arc foi queimada na fogueira.

Rouen é uma cidade localizada na região histórica da Normandia, no noroeste da França e em 2014 possuía uma população de 110 618 habitantes.

Foi fundada no século I, e nos séculos posteriores se desenvolveu, assim como, sofreu mudanças com a chegada do cristianismo. Mais tarde, no século IX, foi invadida pelos Vikings.

É uma cidade turística com importantes atrações turísticas locais, como o  Museu Marítimo, Fluvial e portuário de Rouen fundado em 1999 com mais de 2 mil obras expostas, e o edifício gótico da Catedral de Rouen que  recebeu Filipe II da França em 1204, após a anexação da Normandia ao reino da França.

Praça do mercado antigo

A igreja da praça foi construída por construtores de barco e tem a aparência de dois barcos virados de cabeça para baixo.

Café da manhã na praça onde Joana D'Arque foi queimada!

Praça do relógio

O relógio Gros (do francês "gros-horloge", grande relógio) é um relógio astronômico do século XVI.  O mecanismo é um dos mais antigos da França, ativado em 1389. O relógio mostra as fases da lua e os dias da semana com imagens de divindades mitológicas para cada dia.

Catedral de Notre-Dame de Rouen que demorou 700 anos para ficar pronta!

Nada como uma pausa em uma espreguiçadeira na praça! Não era muito confortável, mas pitoresca!

O Teddy esperando a mamãe! Cachorro não pode entrar em igrejas!

Veules les Roses

Esta é uma cidade bem pequenininha da Normandia. A área de 5,19 km quadrados e, em 2018, a comuna tinha 592 habitantes. Não parecia ter crescido muito desde então. O lugar é muito fofo!

Esse parece ser o menor rio da França!

Almoçamos super bem!

Château de Sissi

A poucos passos das falésias de Etretat, na Normandia, o Château de Sissi é a autêntica residência de verão frequentada pela Imperatriz Elisabeth da Áustria. Esta magnífica residência do século 18 está rodeada por um vasto parque de 11 hectares. Os 28 quartos deste hotel-restaurante são confortáveis, mantendo a alma do lugar.

Atrás dos fogões do restaurante Château de Sissi, nosso chef é um mestre na arte de elaborar receitas à base de produtos locais, embelezadas com toques finos de sabores delicados.

A oferta de lazer é completa. Além da área de bem-estar e relaxamento, passeios no parque arborizado ou na trilha que leva à praia de Petites Dalles, são oferecidos passeios românticos a cavalo.

Só visitamos!

Étretat

Étretat é uma cidade litorânea e turística localizada ao longo do Canal da Mancha, perto do estuário do Sena , marcada por suas falésias.

Ele está localizado 25 km ao norte de Le Havre, 70 km a noroeste de  Rouen e à mesma distância a nordeste de Caen. Os penhascos de Étretat são de calcário e os seixos da praia são formados por partes dos desabamentos das falésias e o contato com a água do mar.

Honfleur

Honfleur é um porto  normando na margem sul do estuário do Sena, em frente a  Le Havre.

É povoado por 7.138 habitantes.

É conhecida por suas casas com fachadas cobertas de ardósia.

Terminamos o dia comendo um crepe sentado nos muros do cais do porto! Estava uma delícia, mas um pouco frio!

2o dia - Dia D - Arromanches-les-Bains  - Bateria Longues-sur-Mer - Cemitério americano - Omaha Beach - Pointe du Hoc  - Caen

Arromanches-les-Bains

A comuna de Arromanches é uma pequena cidade litorânea famosa por seu antigo porto artificial. Apenas cerca de 600 pessoas vivem lá, mas ainda é o máximo que já existiu.

Bateria Longues-sur-Mer

A bateria Longues-sur-Mer, situada entre as praias de desembarque de Omaha e Gold, consiste em quatro instalações de armas e foram usadas pelas tropas alemãs no Dia D.

Cemitério americano

O Cemitério Americano da Normandia serve como local de descanso final para 9.387 soldados americanos, a maioria deles vítimas dos desembarques do Dia D e das batalhas que se seguiram. Existem 9.238 cruzes latinas, 149 Estrelas de David e o Muro dos Desaparecidos com os nomes de 1.557 soldados desaparecidos em combate.

Praia de Omaha

Praia do desembarque

Pointe du Hoc

Pointe du Hoc é um penhasco de 30 metros com vista para o Canal da Mancha. É o ponto mais alto entre a praia de Utah e a praia de Omaha e, na época, era fortificada com uma parede de casamatas de armas alemãs (como as de Longues-sur-Mer).

Na manhã do Dia D, o Exército dos EUA capturou Pointe du Hoc após escalar os penhascos

Caen

Terminamos o dia em Caen! Só os meninos gostaram do dia da guerra! A ideia era visitar o Museu da Guerra de Caen, mas todos estavam muito cansados. Para quem gosta do tema, este é um museu imperdível!!!

Caen é uma comuna francesa da região administrativa da Normandia no departamento de Calvados. Tem uma área de 25,7 Km2 e em 2018 a comuna tinha 107 686 habitantes.

Caen é bastante conhecida por suas construções erguidas durante o reinado de Guilherme, o conquistador, onde o mesmo está enterrado, e também devido às batalhas da Segunda Guerra Mundial que deixaram a cidade praticamente destruída.

O Château de Caen foi construído numa pequena elevação, encontrando-se na actualidade no meio da cidade. Com uma área de 5,5 hectares, é um dos maiores castelos da Europa Ocidental. Mantém as características essenciais da estratégia e política da Dinastia Normanda.

Actualmente o castelo serve como um museu que e lá dentro você pode ver:
  • o Musée des Beaux-Arts de Caen (Museu de Belas Artes de Caen)
  • o Musée de Normandie (Museu da Normandia) juntamente com muitas exposições periódicas sobre artes e história, na residência do castelo;
  • a Église Saint-Georges (Igreja de São Jorge);
  • o Échiquier de Normandie (Erário Público da Normandia), usado temporariamente como galeria de exposições, onde esteve situada a corte da Normandia;
  • um jardim que mostra plantas cultivadas na Idade Média
O topo das muralhas oferece uma esplêndida vista sobre Caen. Algumas partes dos panos de muralhas foram construídas durante o século XII, embora a maior parte seja do século XV.

Ficamos muito tempo explorando o castelo e vendo a cidade de cima! Uma delícia!

A Igreja Saint-Pierre (São Pedro) se localiza no ponto central da cidade, em frente ao castelo. A torre foi levantada em 1308,  a ala da direita em 1410 e a ala da esquerda logo depois e o grande portal em 1384.  Essa igreja está passando por uma limpeza externa devido aos danos das bombas na Segunda Guerra Mundial.

Os meninos chegaram exaustas na cidade e forma descansar. Conhecemos a cidade sozinhos! Esses garotos não têm experiência de viajar no nosso ritmo! Enquanto tem sol, estamos passeando!

Como estamos viajando no final do verão e início do outono os dias escurecem só às 20 horas! Temos mais tempo para aproveitar!

As comidas na França são incríveis! Os meus pratos preferidos nesta viagem foram tartare de saumon e os crêpes!

3o dia - Mont Saint- Michel - Saint- Brice

O Monte Saint-Michel é uma ilha rochosa na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha na França.  No local foi construído uma abadia e sum antuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Seu antigo nome é "Monte Saint-Michel em perigo do mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari).

Este mosteiro fortificado no século XIII integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues-Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à  Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avignon, sede alternativa da Cristandade (1309-1377). Estas cidades fortificadas, denominadas "bastides" marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais.

Conheço Carcassone e Avignon! Descobri que tenho que conhecer Aigues-Mortes!

No fim da tarde chegamos em Saint-Brice

Este dia da nossa viagem foi incrível! Passeamos muito, subimos e descemos por vários caminhos no Monte Saint-Michel!

Fim da nossa viagem na Normandia. Daqui vamos para a região de Bordeaux e os meninos foram para Paris e de lá voltaram para a Holanda!