terça-feira, 20 de janeiro de 2015

4o dia de Florença e arredores

Acordamos com calma, conversamos, tomamos um bom café da manhã e saímos de casa às 11:00 em direção a Galleria degli Uffizi. Almoçamos no I'Toscano, passeamos mais uma vez no Mercado de San Lorenzo e no Mercado Central e jantamos na Piazza della Repubblica.

Era domingo de manhã e a rua estava com muitos italianos, além dos habituais turistas!



Não sei se vocês sabem, mas Florença está lotada de "barracas" que vendem todo o tipo de mercadoria, mas as que ficam perto do Mercado de San Lorenzo vendem artigos de couro, gravatas, echarpes e souvenirs.




Caminhamos até a "Galleria degli Uffizi", um prédio que foi construído, inicialmente, para ser a sede do governo. Sua construção começou em 1560, mas suas ampliações foram sendo feitas até 1856. De lá para cá foram realizados apenas restaurações. Ela foi aberta ao público em 1786.



As escadarias da entrada já impressionam! Os afrescos do teto são lindos!


A Galleria degli Uffize é dividida em mais de cinquenta salas, nomeadas geralmente pelo artista mais importante exposto. A Galeria possui obras de artistas como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo, Tiziano, Durer e Rubens.



De dentro da Galeria é possível tirar fotos lindas da cidade de Florença! Essa foi a foto mais bonita que eu tirei da cidade!



Ao sair da galeria caminhamos em direção ao restaurante I'Toscano que fica na Via Guelfa 70. Passamos pelo Mercado de San Lorenzo e entramos no Mercado Central, na parte de restaurantes. O lugar estava super lotado e não conseguimos mesa, mas as comidinhas estavam com cara ótima.




Seguimos o plano original e fomos para o restaurante. A verdade é que comemos em um ambiente muito mais tranquilo, e a comida estava uma delícia.




O Tomás comeu um prato muito tradicional que é  la bistecca alla fiorentina!

Passeamos a tarde pela cidade, sempre procurando caminhos novos! O garotinho comprou um chapeu de mafioso na feira e uma echarpe. Parece que finalmente ele se convenceu que estava frio em Florença!




Voltamos para casa para deixar as sacolas e colocar mais casaco, porque a noite a temperatura cai mais ainda, e saímos para jantar.
Fomos para a Piazza della Repubblica, que estava super movimentada. Comemos uma pizza, mas o que mais valeu foi o passeio a noite por Florença!





Amanhã vamos almoçar em Veneza!

Uma curiosidade de Florença é que as placas de trânsito são decoradas! Fiquei curiosa, pesquisei na internet e descobri que são feitas por Clet Abraham, um pintor e escultor francês que vive na Italia há 20 anos. Suas obras são expostas nas melhores galerias de Arte da Italia e de Paris. Clet Abraham define suas obras como "una mostra urbana" que nada mais são do que aplicação de stickers, facilmente removíveis. Essa placas aparecem também em outras cidades italianas como Torino, Roma Bologna, Lucca... e ainda Londres e Valencia! Veja mais em: http://www.noticiasdabota.com/2011/05/arte-de-rua-em-firenze-clet-abraham.html#sthash.z4gA4qay.dpuf