domingo, 19 de setembro de 2021

Holanda e França Setembro de 2021

Essa viagem de férias começou bem complicada! A pandemia de Covid-19 estava dificultando as viagens dos brasileiros para a maior parte dos países do mundo.

Como nosso filho estava morando na Holanda, fizemos uma maratona para conseguir embarcar para a Holanda. Começamos renovando nosso passaporte italiano, o que facilitou a nossa entrada na Europa. Acompanhamos as mudanças das regras para entrada na Holanda por meses e, até a semana da viagem, não tínhamos certeza se poderíamos viajar! Foi a primeira viagem, desde os tempos em que não havia internet, que fizemos sem reservar nada!

Alguns dias antes de embarcar reservamos o hotel de Amsterdam e para voar precisamos levar a nossa declaração de vacina, fazer um PCR-RT 48 horas antes do embarque e um teste rápido com 24 horas antes do embarque. Preenchemos a declaração de saúde e levamos documentos de que nosso filho era residente na Holanda e uma carta de que precisava da nossa presença lá, o que nos colocou na categoria de exceção para ficar de quarentena.

Voo com máscara e o maior medo de ficar de quarentena! Ao chegarmos, só pediram o passaporte e fim! Nada de quarentena, caixas de teste rápido gratuito e tchau!

Nem acreditamos! Foi muito tranquilo! Quando chegamos na cidade, ninguém estava usando máscara. Vida normal! Só no trem e metrô era obrigatório. Nos restaurantes era necessário mostrar o passaporte sanitário, como não tínhamos, mostrávamos a nossa declaração de vacinação da Janssen.

Amsterdam

Logo depois de chegarmos, fomos fazer um passeio nos canais de Amsterdam, mas ao invés de entrarmos em um barco com um monte de gente, alugamos um barco só para a gente e revezamos a direção do barco. Adorei dirigir!

O passeio foi super legal! A cidade vista dos canais é muito linda!

No nosso segundo dia fomo passear em um mercado de rua! Comidas, roupas, artesanato e tudo mais que você puder imaginar vende nesse mercado!

E passeamos muito pela cidade! A nossa média de caminhada foi de 10 kms por dia!

A noite, tive que provar que mesmo pessoas que não cozinham há anos são capazes de seguir uma receita da HelloFresh e fazer um prato muito gostoso!

Estes eram os meus ingredientes!

O prato ficou maravilhoso e ouvi do Cheff da família, que o prato estava um "prato de restaurante"!

Volta para o hotel! Amsterdam é ainda mais bonita a noite!

No nosso 3o dia na Holanda, fomos de trem para Utrecht. Era meu aniversário e o dia foi maravilhoso! Os trens são muito legais e confortáveis! Você compra o bilhete na hora e vai para onde quiser!

Utrecht é a quarta mais populosa cidade do país, com mais de 335 000 habitantes. Situa-se no centro do país, próximo de um ramal do rio Reno. Historicamente, foi uma das primeiras cidades dos Países Baixos. É conhecida internacionalmente pelos canais e pela torre do Domo, com 112 metros de altura. Em 1808 a cidade serviu como a capital do Reino da Holanda.

Almoçamos nessa pracinha super simpática!

A noite jantamos em um restaurante italiano e foi uma delícia!

No nosso 4o dia resolvemos passear de bicicleta! Você pode estar pensando que demos uma voltinha pela cidade, mas o que fizemos foi visitar uma cidade próxima chamada Zandam. Andamos mais de 35 kms de distância!

Estava super preocupada com o programa! Andar de bicicleta por Amsterdam é para os corajosos! Carro, trem, motos, pedestres e bicicletas por toda a parte! Estava apavorada! Outro probleminha é que a maior partes da bicicletas tem freio no pedal e eu não tenho a menor ideia de como fazer isso. Para completar, imaginei que teríamos que andar na estrada correndo o risco de ser atropelada!

Resesti o que pude, mas com uma bicicleta com freio na mão, aceitei o desafio!

Andamos MUIIIIITO! Mas, vocês não podem imaginar como o esquema todo era maravilhoso! Em nenhum momento andamos na estrada. Havia ciclovias por todo o caminho que margeavam a estrada! O único probleminha foi quase sermos atropelados pelo trem, pois não entendemos qual era o sinal da bicicleta e qual era o dos pedestres!

Tivemos que atravessar uma balsa para chegar na estrada!

Paramos em uma restaurante asiático para almoçar! Só o Tom tinha bicicleta elétrica!

Zandam é uma gracinha! Já conhecíamos, mas foi gostoso revisitar!

Não consegui tirar muitas fotos da aventura, porque andar de bicicleta e tirar fotos era demais para mim! Fiquei orgulhosa de conseguir andar mais de 35 kms e sobreviver!!!

O passeio foi de 6 horas e na volta estreamos a banheira do hotel! Só um banho de imersão para relaxar a musculatura!

No nosso último dia em Amsterdam passeamos pela cidade e fomos a um parque próximo a casa do Tom! Passeios nos parques é um programa habitual por lá!

Vimos um incêndio em um prédio do centro da cidade e o isolamento de várias ruas!

E uma mudança que precisa de um caminham especial com um guindaste para subir os móveis e caixas!

O prédio do Tom é de 1688!

Estava escurecendo às 20 horas, o que deixava os dias muito mais longos!

No dia que íamos para a França de TGV, almoçamos em um restaurante italiano super gostoso!

Fim da nossa viagem na Holanda, mas continuamos com os passeios na Franca na Normandia, Bourdeaux e Vale do Loire!