sábado, 17 de janeiro de 2015

2o dia de Florença e arredores

Como sabem, estamos “morando em Florença” e como habitantes locais precisamos conhecer os mercados da cidade.

Às 8:00 da manhã a minha mala chegou e o Tomas teve que ir lá embaixo buscar, não antes de eu ter que atender o entregador com o moleton do Tomás, que mais parecia um saco de batatas em mim, combinado com uma bota preta, o único sapato que eu tinha!

Apesar de todas as minhas tentativas, só consegui levá-la até o 1o lance de escada!

Depois do café da manhã, que já tínhamos comprado no dia anterior, saímos em direção do mercado central de Florença.

Passamos na livraria dos nossos senhorios para avisar que a mala tinha chegado e depois passeamos na Feira de São Lourenço.

A  feira que começa na Praça de São Lourenço e vai até a Via dell'Ariento, próximo à Basílica de São Lourenço, é a mais importante da cidade. Ela tem muitos artigos de couro, roupas e lembrancinhas.

Me perdi do Tomás lá, que resolveu seguir um vendedor até uma loja para ver um casaco, e esqueceu de me avisar.

De lá chegamos ao mercado central, que é muito simpático!

Todo arrumadinho e com lojinhas vendendo todo tipo de produto. Arrisquei o meu pobre italiano para pedir cereja, lichia, framboesa, e um cesto de “fragolino", que são uns moranguinhos silvestres.
O Tomás experimentou todas as pastas e queijos do mercado e saímos com um pastinha de “parmigiano reggiano” com trufas de lá!

Voltamos ao meio dia para esperar os garotinhos que iam chegar do aeroporto.

Recebemos a visita da dona do apartamento, com mais algumas instruções. O aquecimento do apartamento estava muito alto e a noite ficava muito desagradável.

Todos com fome, fomos para a Piazza San Pier Maggiore, bem pertinho da nossa casa. Aliás, tudo é bem pertinho de onde estamos.

Almoçamos no Mastrociliegia Ristorante Pizzeria. Comida gostosa, mas nada de excepcional.

Passamos a tarde passeando pela cidade. Fotografei várias ruas simpáticas!

Os garotinhos, que estão cheios de netinhos, pararam para fazer compras. Aproveitei para tirar foto com o Pinóquio, paixão nacional!

Tomamos um sorvete delicioso e rimos muito com o sorvete do garotinho quase emporcalhando a loja toda, e a sra do caixa me ensinando, por mímica, que não podia virar o sorvete para ele não desmontar também.

Como chovia, ficamos tomando o sorvete na porta de loja, e fomos alvo de todos os vendedores de guarda-chuva!

No caminho, coisas inusitadas!

O caminhão guindaste que recolhe as latas de lixo que ficam pela rua. Aliás, morar em Florença significa carregar seu próprio lixo até uma desses depósitos, que ficam espalhados pela cidade. Você deve colocá-los já separado para a reciclagem. Ainda estamos juntando o nosso, mas já fomos lá para entender o problema. Tem uma alavanca que deve ser pressionada com o pé para abrir o "bocão" do lixo.

Na Piazza della Signoria, onde fica o Palazzo Vecchio, o carro da polícia era todo chique!

No fim do dia passamos no supermercado para nova compra de lanchinhos. Como vocês sabem não podemos comprar muitas coisas porque ninguém aguenta carregar escada acima!