terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Dicas para a viagem para a África do Sul

A nossa experiência na África foi ótima!

Vejam as dicas

Quando estiver de carro

Alugue carro para ficar no Kruger e fazer a Panorama Route e outro em Cape Town para fazer os passeios dos arredores e a Garden Route.

As estradas são excelentes! Super bem sinalizadas, bonitas e bem cuidadas!
Todos os pontos turísticos são bem cuidados, bem sinalizados e as pessoas que trabalham nos locais se mostram solícitas para ajudar e orientar.

O povo é bem simpático, educado e, tirando as duas maiores cidades que passamos, Port Elizabeth e Joanesburgo, nas demais não sentimos nenhum problema de segurança.

Tivemos o cuidado de deixar tudo guardado dentro do carro. Isso foi uma chatice, pois estávamos sempre com os celulares, máquina fotográfica, óculos de sol espalhados nos momentos de descer do carro. Essa parece ser uma recomendação bem importante!

A gasolina tem o mesmo preço do Brasil e não há postos no meio das estradas, eles estão nas cidades pequenas por onde passam as estradas turísticas.

A carteira internacional de motorista não foi necessária para alugar o carro.

É preciso muita atenção para dirigir na mão inglesa e há muitos radares por todas as estradas controlando a velocidade, além de radares móveis.

Para agradecer uma gentileza na estrada, ligue o pisca alerta por alguns segundos depois de ultrapassar o veículo.

As pessoas são muito gentis no trânsito, então dê sempre passagem ficando mais a esquerda nas estradas.

Para lembrar como se posicionar nas ruas em mão inglesa, coloque seu acompanhante  (passageiro) sempre encostado no meio fio.

Os estacionamentos são gratuitos na maior parte das atividades turísticas.


Sobre os hotéis, Airbnb ou B&B

O mês de janeiro é extremamente quente e a maior parte dos AirBnB e B&B não possuem ar condicionado. Fiquem atentos se gostarem de ar condicionado como nós.

Tenha sempre moedas de 5 zar (Rands) ou notas de 10 zar para dar de gorjeta.

Dicas para o Kruger

Não deixe de ir ao Kruger! Faça o self-drive. Não há nenhum perigo! Você só não pode sair do carro fora dos locais permitidos (mirantes e camps).

Fique hospedado dentro do parque. O mais legal, por ter boa estrutura e muitos animais no entorno, é o Lower Sabie. A reserva é difícil, então planeje sua viagem com antecedência.

Os camp têm tudo que é necessário comida, bebida, repelente, lanterna, binóculo e muito mais.

Entre pelo Crocodile Bridge gate.

Leve repelente de pele e de roupa para o Kruger. Há carrapatos no parque que podem grudar nas suas malas. Faça uma malinha de mão ou mochila para os dias do parque e deixe as outras malas guardadas na mala do carro. Passe o repelente de roupa nas suas malas também. 

Levamos:Protec Aya Repelente Contra Insetos para aplicação em tecidos e superfícies - Aerosol 150 ml e SBP REPELENTE PRO 12h com Icaridina.

Leve protetor solar e boné. O sol é muito forte no verão e queima muito. Não esqueça de levar binóculos, lanterna e uma boa máquina fotográfica com uma lente com zoom.

Tenha sempre água e lanchinhos no carro. Só é possível comprar essas coisas nos camps e eles estão super longes uns dos outros.

Fique pelo menos em dois camps diferentes para conhecer mais regiões do parque. O Kruger tem o tamanho da Bélgica e a paisagem vai se modificando em cada lugar. Evite as estradas de terra porque são muito desertas. Quando tiver carros parados no acostamento, pare também. Provavelmente eles estarão vendo animais.

Fique sempre com o tanque cheio. Só há gasolina nos camp.

Fique pelo menos 3 dias no parque. A experiência é incrível! Fique mais um dia em uma reserva privada para ter uma experiência diferente.

Não faça a viagem de Joanesburgo para o Kruger de carro. O percurso será de pelo menos 5 horas e os voos são ótimos, baratos e muito rápidos (45 minutos).

Aproveite!