quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Privete reserve - Khaya

Ao sair do Kruger, fomos para uma privete reserve em Hoedspruit, que ficava a uma hora de distancia do portão Orpen do Kruger.

A Reserva de animais Khaya Ndlovu faz parte da Reserva Big Game Rietspruit. É um santuário de 5500 hectares bem protegido, oferecendo um refúgio seguro para os rinocerontes preto e branco.
O hotel oferece um passeio pela reserva em um carro de safari em busca de animais em extinção ao atravessar a Rietspruit Conservancy, além do Leadwood Big Game Estate, que apresenta uma das vistas mais espetaculares das montanhas do país.
Saiba mais em:

O hotel era lindo, super aconchegante e o nosso pacote incluía três refeições e dois safaris. Almoçamos ao chegar, tomamos um banho de piscina, olhando os animais que estavam na reserva abaixo da montanha, e fizemos um safari no final da tarde.

Tínhamos conseguido ver 4 dos Big Five (Leopardo, elefante, rinoceronte, leão e búfalo). Faltava o rinoceronte. Esses animais estão sendo ameaçados pelos caçadores que matam os animais em busca do seu chifre, que é afrodisíaco. Apesar de em todos os alojamentos terem mapas mostrando os animais que tinham sido avistados naquele dia e no anterior, ninguém marcava os rinocerontes para dificultar a ação desses criminosos.

O nosso pedido para os guias do safari foram ver rinocerontes e leões. Tínhamos visto oito leoas comendo sua presa, mas nenhum leão.

Logo na entrada da reserva vimos os ossos de uma girafa que tinha sido atacada por 3 leões. Depois que os leões comeram o que queriam, as hienas vieram terminar o serviço. Por mais natural que isso seja na natureza, acho muito impressionante!

A reserva era linda. Tinha vários lagos e conseguíamos ver os animais bem de perto.

Esses safaris são de 4 horas e, saindo no fim da tarde, fizemos parte dele durante a noite. No início vimos os mesmos animais que já tínhamos visto no Kruger, só que em menor quantidade, mas o batedor do safari, que ia sentado em uma cadeirinha na frente do carro, começou a perseguir as pegadas dos rinoceronte. Encontramos três rinocerontes brancos e foi a maior emoção! Eles eram enormes! Ficamos muito pertinho deles!

Apesar dos rinocerontes branco e negros terem o mesmo tom de pele, os brancos tem a cabeça menos e andar olhando para a grama.

No início da noite, o batedor e o motorista ainda estavam caçando os leões. Eles se comunicavam com outros carros dentro da reserva e localizaram três leões machos. Como já estava anoitecendo fomos seguindo os leões de carro enquanto o batedor os iluminava com o holofote. Deu muito medo, mas foi uma experiência muito legal!

Jantamos no hotel. A comida estava maravilhosa!

No dia seguinte, saímos bem cedinho para outro safari. Acordamos às 5 da manhã. Nesse dia tivemos a companhia de um grupo de holandeses. Eles não demonstraram interesse em ver nenhum animal específico, mas nós não tínhamos conseguido ver a cheetah.

Rodamos a reserva por mais 4 horas, voltamos a ver os rinocerontes e os leões, mas não vimos a cheetah.

A experiência com os leões nesse dia foi incrível!

Encontramos os três machos descansando embaixo de uma árvore e ficamos mais de 20 minutos olhando eles. Ficamos há 3 metros de distância e eles não fizeram nenhum menção em nos atacar. O motorista do safari disse que para os leões nós e o carro somos um único bloco que não representa interesse para eles. Com o cheiro do diesel eles não conseguem sentir o nosso cheiro, mas se alguma pessoa sair do carro, os leões atacam na hora. É proibido levantar também. Quando alguém fica de pé no carro, essa pessoa se destaca e pode ser atacada pelos leões.

Adivinhem qual foi a 1a coisa que o Tomás fez quando viu os leões? Se levantou para tirar foto. Ainda bem que o motorista viu e pediu rapidamente para ele sentar. Poderíamos ter virado comida de leões.

A experiência foi incrível, mas pensando em retrospectiva parece ter sido muito perigoso! E se os leões resolvessem mudar de ideia e atacassem o carro? Eu não estaria aqui contando essa história!

Foi bacana ter as duas experiências: visitar o Kruger fazendo self-drive e fazer os safaris na reserva privada, mas se eu tivesse que escolher apenas uma das atividades, fazer o safari no nosso próprio carro dentro do Kruger ganharia de longe! O Kruger é imperdível!!! Já quero voltar!!!