quarta-feira, 11 de setembro de 2019

CANADÁ - Costa Oeste - Setembro 2019

Estamos com 4 pés na estrada, mas indo visitar dois pés que estão se mudando para Calgary, na província de Alberta, no Canadá.

Estivemos no Canadá em 2016 visitando Niágara Falls, Niágara on the Lake, Toronto, Quebec City, Montreal e Thousand Island e em 2017 visitando Vancouver, Whistler e Victoria na Columbia Britânica.

Cada região tem as suas características e belezas. O fato é que o Canadá é um lugar espetacular para se viver.

Essa é mais uma viagem de apoio à mudança do meu filho do que de grandes aventuras, mas estamos conhecendo lugares muito interessantes.


A temperatura nessa região é bem extrema no inverno podendo chegar a - 40 graus. No final do verão experimentamos temperaturas de 4 graus, dias nublados e chuva. Hoje saiu o sol! Foi em homenagem ao meu aniversário, com certeza!


Com tanta correria nem tinha tido tempo de começar o blog dessa viagem!




Sobre Calgary


Calgary é a maior cidade da província de Alberta e fica na confluência dos rios Bow e Elbow em uma área de cadeias de montanhas e pradarias, a 80 km a leste das Montanhas Canadenses.
Em 2016 a cidade tinha uma população de aproximadamente um milhão e 400 mil se tornando a 4a maior região metropolitana no Canadá.

A economia de Calgary inclui atividade nos setores de energia, serviços financeiros, cinema e televisão, transporte e logística, manufatura, indústria aeroespacial, saúde e bem-estar, varejo e turismo. A região abriga o segundo maior número de escritórios corporativos no país entre as 800 maiores corporações do Canadá. Em 2015, Calgary teve o maior número per capita de milionários do que qualquer outra grande cidade canadense.

Em 2018, a Economist classificou Calgary em quarto lugar na lista das cidades com melhor qualidade de vida no mundo, ficando à frente de Vancouver e Toronto.





Sobre os bairros 
(Dicas do site: https://www.entrycanada.com/blog/imigracao/onde-morar-em-calgary/)


Downtown
O centro da cidade é onde estão concentradas as empresas e o local que possui a maior variedade de bares e restaurantes. Beltline, Kensignton, Riverside/Bridgeland e Crescent Heights são alguns dos bairros próximos. 
Calgary ter um bom sistema de transporte público, para quem trabalha no centro mas prefere não morar tão perto, opções próximas a uma estação de trem são as mais procuradas. 
Northwest
Estão nessa região a Universidade de Calgary e o SAIT, instituições renomadas de ensino. Próximos a Universidade de Calgary encontram-se bons bairros como Varsity, Brentwood, Charleswood, University Heights e Banff Trail. Perto do SAIT, os bairros Sunnyside, Capitol Hill, Mount Pleasant e Hillhurst também são ótimas opções.
Northeast
A região de NE inclui o aeroporto e uma grande área industrial. 
Southwest
Ficam nessa região a  Mount Royal University (MRU), e o maior shopping de Calgary, Chinook Centre. Possui excelentes bairros e muitos são conectados com as estações de trem. Fica próximo das montanhas para passear no final de semana.
Southeast
SE também possui uma área industrial no norte da região. Os bairros mais afastados desta área são os mais procurados. O trem não chega até lá.
A região possui 7 comunidades com lagos privados, dos 10 existentes na cidade: Auburn Bay, McKenzie Lake, Mahogany, Bonavista, Chaparral, Midnapore e Sundance. Durante o verão, seus moradores podem nadar, pescar, andar de caiaque. No inverno, os lagos congelam e são excelentes opções para patinação no gelo e jogos de hockey.

Estamos em Beltline, na região central da cidade e nem tem um laguinho particular! Nem sabia disso e agora estou super curiosa para conhecer.
A região é ótima, próxima ao centro e a parques.
A cidade tem a maior parte das ruas e avenidas numeradas, o que facilita a localização. Estamos na altura da 14th Avenue com a 14th street. No centro da lateral esquerda desse mapa. 


Passeando pela cidade tirei muitas fotos! Os primeiros dias foram chuvosos e com temperatura baixa, mas o tempo deu uma melhorada e ontem saiu o SOL!

O centro tem construções bem modernas e várias esculturas espalhadas pela região!













Tem, também. um sistema de interligação entre os prédios que possibilita que os pedestres andem pela cidade sem ficarem expostas ao frio intenso do inverno. O Calgary's +15 Skywalk tem mais de 16 metros de prédios interligados. essa pontes entre os prédios são parte desse sistema. Nos prédios que estão interligados há uma sinalização na porta e o visitante deve subir até o 2o andar dos edifícios para andar por esses caminhos cheios de lojas, restaurantes, shoppings e outras facilidades. É muito interessante!












Há mapas em vários pontos, mas não deve ser difícil se perder lá dentro! Adorei! Achei interessante para uma cidade muito fria. Já tinha visitado algo parecido em Montreal, mas lá a interligação é subterrânea.

O problema de ir para a cidade de carro é o custo do estacionamento! Ontem por 2 horas para o almoço do meu aniversário pagamos 28 dólares canadenses! Não dá para ir para lá de carro!


Maquininhas comedoras de dinheiro! Fuja delas!

Almoçamos em um restaurante simpático com uma comida deliciosa!

Cactus Club Cafe

Escolhi um ravioli de abóbora com manteiga de trufas e camarões gigantes! Que delícia!





De sobremesa, uma torta de limão!

O passeio bem legal e ponto turístico da cidade é o Prince's Island Park para atravessar a Peace Bridge. O parque é super simpático, a beira do rio Bow de águas cristalinas.


Caminho para o parque!













Peace Bridge





A região próxima ao centro é bem arborizada. O que mais fizemos nesses primeiros dias foi passear pela cidade e conhecer seus bairros.








A cidade tem esculturas muito legais e uma biblioteca linda!














A Universidade de Calgary é também muito bonita e tem vários campi.



O Tom está estudando nessa escola de business!