sexta-feira, 14 de setembro de 2012

9o dia - Edimburgo

Dia de caminhada, com carro no estacionamento.

 

O nosso hotel é bem cental e conseguimos fazer tudo a pé. É bem verdade que andamos o dia inteiro, mas valeu a pena, a cidade é linda!

Estamos no final do verão, a temperatura estava em torno dos 14 graus, mas o vento é muito gelado. Foi um dia de sol, com poucas gotas o início da manhã.

O primeiro lugar que fomos foi o nosso vizinho, o Castelo de Edimburgo. Uma pequena fila para comprar o ingresso, a dica é sempre comprar antes pela internet, e uma visita rápida. A vista da cidade, do alto do castelo, é a parte mais emocionante.

 

O salão principal não impressiona. Esse parece o hall de entrada do Castelo de Avignon, na França.

A vista da cidade é linda!

 

 

 

Pelo caminho muitas lojas vendendo kilt.

O kilt é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos e sem o uso da cueca. Na Escócia, era feito original e tradicionalmente de tecido de lã e com padrões de tartan, sendo utilizado por guerreiros e batedores dos clãs, cada clã possuindo o seu próprio tartan. Era o traje típico de homens e jovens das montanhas escocesas do Séc. XVI. Desde o Séc. XIX está associado a toda a cultura escocesa e com a herança da cultura celta.

Vimos alguns homens usando, principlmente guias de turismo e vendeores de loja de souvenir.

Passamos por cima da George Bridge.

Visitamos os jardins da igreja Greyfriars Kirk, que na verdade são um cemitério chamado de Greyfriars Kirkyard.

 

 


Esses vizinhos tem janelas viradas para as lápides! Isso é que é vista!

Existe um história sobre John Gray que está enterrado nesse cemitério.

Bobby pertencia a John Gray, que trabalhava para a Polícia Civil de Edimburgo, como vigilante noturno, e os dois foram inseparáveis por aproximadamente dois anos. Em 15 de Fevereiro de 1858, Gray morreu de tuberculose. Foi enterrado em Greyfriars Kirkyard, o cemitério que rodeava Greyfriars Kirk, uma igreja na Velha Edimburgo. Diz-se que Bobby, depois da morte do dono, passou catorze anos ao lado de seu túmulo, vivendo com comida e água que jardineiro do cemitério lhe dava, até sua morte.

Mas o jardim é bonito.

Depois passeamos pela Grassmarket e até almoçamos lá em um restaurante francês.

 

Restaurante Petit Paris onde comemos marvilhosamente bem.

Vejam os pratos. Queijo brie com geléia de vinho tinto e um peixe muito gostoso.

Não passamos nem perto da comida da Escócia!

Depois visistamos a Universidade de Edimburgo. Estou fazendo um tour por todas as universidades. Adoro ver os campos, as construções e os jardins. Nessa, pelo menos, o gramado não estava cercado.

 

 

 

Depois do almoço fomos ao Holyrood Park. O parque fica ao lado do parlamento, que tinha um guarda na porta, e em frente ao Palácio onde a rainha da Inglaterra se hospeda quando vai a Escócia, o Palace of Holyroodhouse.

 

Parlamento escocês

Queen's Gallery

Holyrood Park

Palace of Holyroodhouse

No caminho de volta, mais algumas fotinhos da cidade.

 

A noite vamos sair para jantar e amanhã quero visitar de carro a parte nova da cidade.

A Escócia vale uma visita!