quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Buenos Aires

Buenos Aires

Estávamos fazendo um Cruzeiro pela América do Sul e paramos dois dias em Buenos Aires!

Os passeios oferecidos pelo navio eram super caros! Não caia nessa! Saímos com a intenção de andar pela cidade, pois já conhecíamos Buenos Aires.

Começar o passeio pelo porto não é uma tarefa fácil! Em geral, em torno dele, a cidade é muito feia, cheia de barracas, suja...e lá tinha, ainda, avenidas muito largas, estação rodoviária e muitas pessoas oferecendo taxi, passeios e outras armadilhas para os turistas.

Saímos caminhando em direção ao centro da cidade para localizar uma informação turística, e achamos um guiche de compra daqueles ônibus turísticos que eu adoro. Como o Tom e o Bê não estavam lá pra dizer que passear naquilo é muito cafona, compramos dois bilhetes com validade de 24 horas e direito a subir e descer em qualquer ponto.

Apesar do que dizem sobre esses ônibus, acho super práticos quando você tem pouco tempo, está sem carro e em uma cidade grande.


Em dois dias fizemos os passeios turísticos mais importantes. Buenos Aires tem pédios históricos muito bonitos, apartamentos modernos, avenidas largas e arborizadas e muitos parques.








A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina e seu exterior foi pintado de rosa por volta de 1870. O edifício que hoje é sede do governo começou a tomar a forma a partir da junção da Casa de Governo com o edifício de Correios e Telégrafos. Esse é um passeio que todos os turistas fazem. Antigamente era possível visitar algumas salas por dentro, mas a visitaçào estava suspensa quando fomos.



A Plaza de Mayo é o coração político de Buenos Aires. O local é palco frequente de manifestações populares, entre elas a manifestação das Mães da Plaza de Mayo que ocorre às quintas-feiras. A praça está cercada por edifícios como a Casa Rosada, o Congresso e a Catedral. Arborizada e com vários bancos, essa praça costuma muitos turistas e moradores e trabalhadores da região.





O Obelisco é um monumento histórico de Buenos Aires criado para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. Ele está localizado no cruzamentos entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho, ambas muito movimentadas. A Av. 9 de Julho já foi, inclusive, considerada a avenida mais larga do mundo.



O Teatro Colón é motivo de orgulho dos portenhos e impressiona pela riqueza de detalhes em seu interior. Pela acústica apurada, ele é considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo. Dessa vez, só vimos o teatro por fora!



La Bombonera é o adorado estádio do Boca Juniors. É possível visitar o campo, os vestiários e o museu, mas só vimos de fora.




Outros lugares que podem ser visitados, para quem gosta de arte e está com tempo, são o Museu de Arte Latinoamericana, o MALBA, que exibe quadros de artistas como Tarsila do Amaral e Frida Kahlo e o Museu Nacional de Belas Artes, que conta a história da Argentina através de obras de artistas locais.  Possui alguns quadros de Monet, Pissarro e El Greco.

Outro ponto turístico é o Cemitério da Recoleta. Pode parecer estranho, mas esse é um dos “pontos turísticos” mais visitados de Buenos Aires, e lá estão enterradas algumas celebridades argentinas como Evita Perón. Fomos passear lá com um grupo de amigos, mas cemitério está longe de ser o meu local de passeio favorito.

A cidade tem, também, esculturas muito interessantes. A que mais gostei foi a Floralis Generica, que é um monumento metálico criado pelo arquiteto Eduardo Catalano.Trata-se de uma enorme flor de metal, cujas pétalas se abrem durante o dia e se fecham durante a noite instalada em um parque lindo! A noite a flor fica iluminada!




Um lugar diferente que vale a pena conhecer é o Caminito, que fica perto da La Bombonera. É uma rua com várias lojinhas e restaurantes bem simpática. Passeio de turista, é claro! As casas são coloridas, com bonecos na frente, lojas de artesanato e pessoas vestidas com roupas de dançar tango pelas ruas, para tirar fotos com os turistas.





 





Finalmente, um lugar muito gostoso de passear e comer é o Puerto Madero, área portuária revitalizada, moderna e que hoje tem excelentes restaurantes.







Para compras, vale uma visita à Calle Florida e Galerias Pacífico. Se estiver por lá em um domingo vá conhecer a Feira de San Telmo que é imperdível para quem gosta de antiguidades. A Calle Florida é uma rua de pedestres que tem muitos turistas e lojas de todos os tipos, além de vendedores ambulantes que expõem seus produtos no meio da rua.



Buenos Aires é uma cidade simpática, mas está longe de ser um lugar imperdível!