terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Taormina - Catânia

 Taormina - Catânia


O vulcão Monte Etna e o mar jônico formam a paisagem cinematográfica de Taormina, a lendária cidade balneária da Sicília. Ruas medievais sinuosas e um teatro grego do século II intensificam sua atmosfera romântica, que inspirou escritores como D.H. Lawrence e Truman Capote. Pegue um bonde até a praia ou suba a pé até a Igreja de São José, e você terá vistas panorâmicas.

Chegamos em Taormina em pleno carnaval! Toda a cidade estava lá e tinha até pequenos carros alegóricos! Um deles era do Brasil como Cristo Redententor e pessoas fantasiadas de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil!






No primeiro dia jantamos em uma pizzaria indicada pelo dono da nossa casa em Taormina, mas antes passeamos pela cidade.












Catania

CATANIA

Catânia (em italiano e siciliano Catania) é uma comuna italiana da região da Sicíliaprovíncia de Catania, com cerca de 315 576 habitantes e é a segunda maior cidade da Sicília após a capital Palermo. Era conhecida como Catana no período romano.

Geografia

Localiza-se no leste da ilha, junto ao monte Etna, e foi fundada no [século VIII a.C.](https://pt.wikipedia.org/wiki/Século_VIII_a.C.) por colonos calcídicos. Estende-se por uma área de 180 km², tendo uma densidade populacional de 1703 hab/km². Uma vida noturna movimentadíssima nos fins de semana, com muita gente bonita nas ruas. Com belíssimos "palazzi" e igrejas barrocas enegrecidos pela fuligem do Etna, iluminados à noite a por luminárias de época, instaladas nas fachadas, a meia altura o que confere um especial charme às construções e ruas. Santa Ágata é a padroeira e o símbolo da cidade é o elefante. Segundo a lenda, elefantes de pedra eram colocados nas portas da cidade para assustarem os invasores e o único que teria restado seria aquele colocado na "Fontana dell'Elefante" defronte ao "Palazzo dei Chierici".

Catania foi o nosso primeiro passeio a partir de Taormina. Há uma hora de distância tinha muitas coisas para ver. No final da tarde
 subimos alguns kms na direção do Etna, passando por várias cidadezinhas no, pé da montanha. Não conseguimos subir todo o caminho porque na parte mais alta tinha carros bloqueando a via e a maior parte dos carros já estavam descendo. Foi uma pena!!!