segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Paris_L'atelier des Chefs e Centre Pompidou_ 3o dia

O sol foi embora e a 2a feira amanheceu nublada. Na hora de sair tivemos que voltar ao apartamento duas vezes, a primeira para colocar mais casacos, e a segunda, para pegar um guarda-chuva.



Tentamos manter a ideia de caminhar por Paris, mas ao chegarmos ao 8, rue Pernelle, próxima ao Hotel de Ville, já estávamos encharcados.

Esse é o endereço do L'atelier des chefs, uma loja que tem curso de culinária com chefes franceses. Você pesquisa os cursos disponíveis e escolhe o que tem o prato que você quer aprender a fazer.

Os preços variam de acordo com o número de horas e os pratos que serão feitos.

O Tomás escolheu Nage de gambas et légumes au safran, um curso de 30 minutos por 17 Euros. O esquema é super bacana. A loja já é muito charmosa e depois de lavar as mãos você recebe um avental descartável e se posiciona a frente de uma tábua para preparação dos ingredientes.

 Logo no início o chefe achou que o Tomás era cozinheiro profissional. Ele sabia cortar os legumes muito bem e fazia perguntas de quem conhece o assunto.

Foi um dos escolhidos para preparar o nosso prato, depois que todos os ingredientes estavam cortados.













O prato ficou uma delícia! Camarão com legumes em um caldo de açafrão. Dizendo assim nem parece grande coisa, mas estava uma delícia! Pratos prontos, fomos para uma mesa preparada para nós na loja. Champanhe e pão para acompanhar, e de sobremesa torta de ganache de chocolate com calda de caramelo. Café ou chá para terminar com bolinhos para acompanhar.





 Um super programa por 17 Euros e uma hora de diversão. Vale a pena! Vale até para pessoas como eu que não gostam de cozinhar!!!

Saímos dali um pouco mais secos, mas depois de mais alguns metros de chuva torrencial, tive que parar em uma loja para comprar um sapato e uma meia. Estava ensopada! Ainda bem que o prejuízo foi pequeno.

Passamos a tarde do Centre Pompidou. Esse Centro Cultural foi inaugurado em 1977, e desde a sua construção chama a atenção por sua estrutura tubular e colorida, reconhecido como um ícone da arquitetura do século 20.

Possui a coleção de arte moderna e contemporânea mais importante da Europa, onde as artes plásticas dividem espaço com o desenho, a arquitetura, a fotografia, e as novas mídias. Possui um acervo de mais de 70000 obras, que são organizadas em diferentes mostras periodicamente.






O Centre Pompidou apresenta, também, espetáculos de música, teatro, dança e cinema que exploram a interação entre essas diferentes linguagens visuais.





Já conhecíamos, mas tínhamos estado lá em 1986. Lá se vão muitos anos!

As obras de arte moderna e contemporânea são sempre intrigantes, para usar um adjetivo simpático.










A vista do terraço é muito bacana, melhor seria se não estivesse chovendo!


Para não dizer que não gostei de nenhuma das obras, tirei uma foto com a minha preferida.


Voltamos para casa de metrô. Estávamos muito longe para enfrentar mais chuva.


Carrefour e um jantar delicioso em casa!


Espaguete com vieiras, camarões e lulas com molho de Puilly Fume e requeijão.


Sobremesa: morangos e amoras silvestres com chantilly e pedaços de chocolate amargo com mousse.

Para acompanhar vinho Medoc.