domingo, 25 de janeiro de 2015

10 dia Florença e arredores - Volterra e San Gimignano


Mais um dia de passeio de carro, mas dessa vez não pegamos autoestrada. As estradas secundárias são sempre mais bonitas.

Fomos primeiro para Volterra e depois para San Gimignano. As duas são imperdíveis e nós ainda não conhecíamos!

Volterra é uma cidade etrusca e, como muitas delas, fica no alto de uma colina. Toda a região ao seu redor é lindíssima, é difícil saber para onde olhar e o que fotografar.








Em muitos pontos da cidade, as antigas muralhas etruscas ainda estão de pé.


Chegamos no dia da feira semanal e a cidade estava super movimentada. A feira vendia alimentos, roupas, sapatos, roupas de cama e tudo mais o que você puder imaginar. Mal dava para ver a praça principal. Aos poucos foram desmontando a feira.



Fomos visitar o Teatro Romano, a Fonte San Felice e a Acropole etrusca. Passeamos pela cidade com suas igrejas, ruelas e praças.

                  


 













Subimos em uma parte da muralha para fotografar o vale...







Visitamos um atelier de alabastro, uma pedra bem branca bem parecida com o mármore, mas muito mais mole para esculpir. Todas as peças eram lindamente caras!



Almoçamos em uma pizzaria super recomendada chamada "Alla Vecchia Maniera" e voltamos caminhando até o carro. 



As pizzas eram deliciosas, principalmente para quem sabe pedir bem. O garotinho pai pediu uma de quatro queijos que fez com que ele se lembrasse dela toda a tarde e o Tomás inventou de pedir um raviole com camarão que tinha gosto de maresia. Eu e a Maria do Carmo comemos pizza deliciosas e o Tomás aproveitou metade da minha, porque como vocês viram era impossível comer tudo sozinha!



Comemos um profiterolis delicioso. Ao invés de sorvete dentro tinha uma creme bem leve e gostoso. Para completar montinhos de chantilly e chocolate amargo. Estava tão bom que compramos um para levar para casa!


Esta maravilhosa sobremesa teve origem em um passado muito distante. A primeira vez que se ouviu falar dela foi no período Renascentista. Caterina de Medici, italiana, futura rainha da França, ao se casar com Henrique II pediu ao seu “chef” de cozinha que mantivesse seus hábitos culinários e as receitas da sua terra, a TOSCANA. Passado um tempo, seu “chef” Popelini já com uma fama considerável, inventou essa sobremesa atualmente amada por todos nós. Em 1540 ele inventou a massa e criou seus primeiros profiteroles recheados. Essa saborosa sobremesa alcançou a merecida fama somente no século XVII, quando se iniciou verdadeiramente a tradição da confeitaria. Saiba mais em Sabores da Itália.
A cidade depois das 14:00 horas parecia outra. Todas aquelas pessoas que estavam na rua tinham sumido. Todas as barracas da feira e todos os carros! Pudemos ver a Piazza dei Priori com seus lindos prédios em uma verdadeira cidade fantasma!

Seguimos para San Gimignano.


Pegamos uma estradinha bem simpática seguindo o GPS e acabamos em uam não simpática estrada interditada. Tivemos que voltar todo o caminho.

San Gimignano é uma cidade medieval que tem 13 torres e suas ruas e casas estão muito preservadas. Essas torres foram construídas por famílias entre os séculos 12 e 13. A cidade era rota de peregrinos do norte da Europa para Romas, mas com a peste de 1348 e o desvio da rota dos peregrinos, a cidade declinou economicamente o que acabou fazendo com que ficasse tão preservada. Suas ruas continuam quase totalmente medievais.






                       

           


Passeamos bastante e a cidade estava bem movimentada. Sábado todos saem para passear!

Lojas com produtos italianos maravilhosos, mas aqui estavam muito caros!



Tomamos o melhor sorvete do mundo, e ele estava realmente delicioso!





Na volta paramos na Piazzale Michelangelo para ver a cidade a noite. Florença é realmente linda!





Amanhã vamos para Lucca!