Começamos o dia visitando a Piazzale Michelangelo e tirando mil fotos de cartão postal!
Seguimos para Montireggioni, uma cidade medieval construída no topo de uma colina em 1203. Dez anos depois ela se tornou um posto militar e para proteger a cidade foram construídas 14 torres.
A cidade é mínima, com uma igreja com 42 fieis, alguns restaurantes e pequenas lojas. Tem até um caixa automático com dinheiro, que usamos.
Fomos a igreja, que estava aberta, mas vazia. Dentro uma musica sacra tocava baixinho.
No inverno parecia uma simpática cidade fantasma.
Tentamos subir nas torres, mas a oficina de turismo estava fechada e as escadas para as torres trancadas com cadeado. Tiramos fotos e fomos para Siena.
Vimos em Siena uma cidade bem mais movimentada, claro que com um número menor de turistas do que nos outros meses do ano.
Voltamos a Piazza del Campo, uma das maiores praças medievais da Europa. Há 28 anos atrás eu e o Tomas dividimos um profiterolis naquela praça, quando nos conhecemos!
O gostoso mesmo foi caminhar pelas ruelas de Siena e ser surpreendido por paisagens inesperadas.
Visitamos o Duomo que tem pilastras em listras de mármore encimados por um friso esculpido com figuras dos papas. A abóboda tem uma pintura que parece um céu estrelado.
Almoçamos em um dos restaurantes que tínhamos escolhido no TripAdvisor. O primeiro deles estava fechado, em férias como toda a Itália. Fomos no Antica Osteria do Divo. O lugar tinha mesas espalhadas pelo interior de tumbas etruscas!
De sobremesa comemos Marrom Glacê que o garotinho tinha comprado um pouco antes do almoço.
Voltamos às 16:00 e chegamos em casa ainda com a luz do dia, às 17:00.
Foi um dia nublado em que o sol apareceu um pouquinho, mas sem chuva. Apesar da temperatura não estar muito baixa, entre 8 e 10 graus, a sensação térmica com o vento constante e gelado deixou todos congelados. Hoje foi o dia em que eu senti mais frio!
No final da tarde voltamos ao nosso velho conhecido supermercado e o Tomas preparou um jantar delicioso. Comemos torta de massa folhada recheada com mascarpone, queijo de cabra e parma acompanhada por uma salada de rúcula com nozes e damasco. De sobremesa, um torta de massa folhada com morango, kiwi, mascarpone e chantily. Hum! estava uma delícia!
Amanhã vamos para San Gimignano e Volterra!