x
Almoço em Roma! Nem tudo sai como planejado! Fomos almoçar em Veneza e pegamos um dia de céu azul maravilhoso! No almoço em Roma não tivemos tanta sorte e choveu muito!
Pegamos o trem das 9:20 da manhã no "Campo di Marte" e não na S.M. Novella como da outra vez. A vantagem foi que andamos por uma parte da cidade que não conhecíamos. Prédios mais parecidos com os nosso, ruas com ciclovias e muitos carros nas ruas. Andamos 20 minutos para chegar até a estação.
Essa é uma "stazione" muito pequena,não tem ninguém para dar informação, e os viajantes devem procurar sozinhos o "binário" para embarcar no trem certo. O trem, por sua vez, permanece dois minutos na estação, então é melhor estar em frente a sua "carrozza" para não perder o trem. Quando se aprende que a numeração dos vagões está sinalizada ao longo da estação, fica bem mais fácil.
O trajeto demorou menos de 1 hora e meia, sem parada até Roma. Era um trem de alta velocidade, mas que balançava mais do que pegamos para Veneza.
Assim que chegamos na estação resolvemos mudar o horário da nossa passagem de volta. Achamos que voltar às 16:30 faria com que tivéssemos que correr novamente, como em Veneza. Mudamos o horário para 18:15.
Assim que saímos da estação percebemos que estava chovendo, mas rapidamente a garoa virou ua chuva mais forte e eu comprei uma guarda-chuva de um ambulante. Paguei 5 euros, ouvindo o Tomás dizer que na loja ao lado da nossa casa custava 1,99. Depois de mais alguns passos ele já estava embaixo do meu guarda-chuva e o Sr. Tomás comprou outro para ele.
Vocês não imaginam como choveu! As calças ficaram molhadas até o joelho, os casacos respingados e o capuz dos casacos cheios de água!
Isso não nos impediu de andar mais de 8 quilômetros, isso sem contar o que andamos dentro do Vaticano e o trajeto de ida e volta da estação em Florença!
Saímos a pé da estação e pegamos a Via Cavour, subimos as escadarias para visitar o Moisés de Michelangelo na Basílica San Pietro in Vincoli.
Já conhecíamos, mas foi gostoso rever!
De lá andamos até o Colosseum também para matar as saudades!
Andamos pela Via di Fori Imperiali, vimos o Foro di Augusto e chegamos na Piazza Venezia!
Nessa altura já estávamos ensopados e começamos a procurar um restaurante quentinho e seco para comer. Entramos no primeiro que pareceu razoável, mas com certeza não foi o ponto alto do nosso dia, a não ser pelo quentinho que estava lá dentro.
A comida era razoável, e se o Tomás não troca de prato comigo, ia me dar mal!
Quando saímos chovia menos e resolvemos caminhar até o Vaticano. Nem me lembrava que dava para caminhar até o Vaticano, mas até que não andamos muito. No caminho a chuva parou, o que nos deu o maior alívio!
Foi muito bom rever o Vaticano também! No inverno o número de pessoas é bem menor e, com chuva, os turistas quase desaparecem!
Pegamos uma fila pequena só para a revista das bolsas e aproveitamos para nos secar no solzinho que apareceu enquanto esperávamos.
A Basílica de São Pedro é linda! Já conhecia, mas foi diferente vê-la novamente. Já tinha ideia do conjunto e pude prestar atenção nos detalhes. Fomos a uma capela onde só era permitido a entrada das pessoas que queiram rezar e a paz reinava ali.
Visitamos as catacumbas do Vaticano, que surpreendentemente também não tinham fila para entrar!
De lá andamos até o metrô e voltamos para a Estação de Trem. Tomamos um chá para esperar o horário de volta.
Em Florença marchamos mais um pouquinho até chegar em casa! Amanhã vamos pegar o carro e começar os passeios pelos arredores de Florença!